Potência x Torque



Potência é sinônimo de "velocidade"


Potência, nada mais é do que a capacidade de giros que um motor pode gerar, e com isso, proporcionar maior velocidade final. Nas motos esportivas você precisa acelerar mais e aumentar o giro do motor para obter força(torque), o torque máximo aparece nos regimes de alta rotação.
A sigla usada para potência é RPM(rotações por minuto), ela é utilizada para indicar a velocidade de giro do motor através de um medidor chamado tacômetro(conta giro), nele você vai observar em forma de numeral, uma escala de 0 à ..., no final desta escala, haverá uma parte demarcada com uma faixa vermelha, que vai indicar o ponto máximo de força(torque) e também indica o momento certo (recomendado pelo fabricante) da troca das marchas.  A utilização constante do  motor em regimes acima do ponto máximo de torque ou dentro da faixa vermelha, diminui a vida útil do motor, pois permanecer muito tempo dentro desta faixa, aumenta excessivamente a temperatura e provoca um desgaste precoce das partes móveis do motor, podendo até ocasionar o travamento do mesmo. Se você costuma pilotar dentro destes níveis de rotação, verifique com maior frequencia o nível do óleo do motor.

A Suzuki Hayabuza e a Kawazaki Zx14 que tem velocidade máxima na média dos 315km/h, ambas equipadas com um sistema de direcionamento de ar para admissão do motor, gerando um ganho de 10cv quando atingem velocidades acima dos 200km/h, são as motos de linha mais rápidas do mundo e só perdem em velocidade para a Y2K que chega a velocidade máxima 480km/h e que não entrou nesta briga por ser equipada com um motor(turbina) Rolls Hoyce Allison, cujo o som é muito semelhante ao das turbinas de um avião, utilizado em helicópteros pelo seu baixo peso e capacidade de gerar muito HP. Por ser equipada com uma turbina ao invés de um motor convencional, ela foi caracterizada por muitos como uma outra categoria de motocicletas, acima das Hyper Sports.

Categoria Hyper Sport

  Suzuki Hayabuza                                                     Kawazaki ZX14


    



Concorrente desleal 
Y2K 












Torque é sinônimo de "força"


Torque, nada mais é do que o impulso ou empurrão que você recebe ao acelerar, cada tipo de motor tem um pico de torque diferente, que pode variar de acordo com as configurações aplicadas no motor como modificar o comando de válvulas, aliviar o volante do motor, modificar o sistema de ignição, regulagens na carburação ou na  injeção eletrônica e também no corpo da moto como  modificar o diâmetro das engrenagens do sistema de transmissão e alterar o diâmetro ou o peso das rodas.
As motos "torcudas", são motos que priorizam força, dentre elas estão as Off Road's e e as Custons que são minhas prediletas.
A Triuph Rocket possui um motor de três cindros em linha de 2.300cc que geram 142cv à 2.500rpm proporcionando 20,4kgf.m, é muita aceleração para uma rotação tão baixa, ela chega de 0 à 100 em 3 segundos. Achou isso impressionante? Mas saiba que perto da insana Boss Hoss, a Triunph fica pequena, pois tratasse da  custon de linha mais nervosa que existe. Ela é fabricada em dois modelos a Small-Block(bloco pequeno) com motor Chevrolet V8-350 de 5.735cc e a  Big-Block(bloco grande) com motor Chevrolet V8 de 8.226cc.


Triunph Rocket III                                         Boss Hoss Big- Block
        2.300cc                                                             8.226cc
Boss Hoss vs. Triumph Rocket III, Strange vs. Stranger

  Triunph Rocket 3   2.300cc                                                           

  Boss Hoss Big-Block V8   8.226cc
 

Uma bela demonstração de potência vs Torque
Boss Hoss big-block vs Kawazaki ZX12
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário